Vontade e Transformação


Vontade[1]

substantivo feminino

“faculdade que tem o ser humano de querer, de escolher, de livremente praticar ou deixar de praticar certos atos.”

“força interior que impulsiona o indivíduo a realizar algo, a atingir seus fins ou desejos; ânimo, determinação, firmeza.”

Transformação[2]

substantivo feminino

“ato ou efeito de transformar (-se).”

“fís qualquer alteração no estado de um sistema.”

Nosso livre arbítrio pode ser uma das faculdades mais importantes que temos nessa existência, ele nos proporciona realizar ou não o que nos comprometemos e o que queremos.

Quando Jesus nos diz: “não vim trazer a paz, mas sim a espada”[3], não compreendemos que ele nos trouxe na verdade a inquietude de nos questionarmos constantemente sobre nossos pensamentos, sentimentos e atitudes. Interpretamos de forma errônea muitos ensinamentos, porque nos falta o senso crítico de “olhar profundo” nesses assuntos e dentro de nós mesmos.

A vontade é latente no ser humano, buscar sempre melhorar está intrínseco em cada um de nós. Aprendemos isso desde os tenros anos, a buscar coisas que nos satisfaçam e encontrar caminhos para atingir essa satisfação. Porém, um detalhe que esquecemos, é o nosso “mimo” espiritual em graus variados, que nos “cega” diante das escolhas que devemos fazer. Nesse ponto, com o nosso livre arbítrio, pode-se ter um resultado doloroso, conforme nossa vontade indicar.

Muitos de nós encontramos várias formas de pensar e agir, outros têm o “certo” e o “errado” somente, sem meio termo. Muitos de nós buscamos um caminho, outros só veem o caminho de desistir. Muitos de nós queremos mudar, outros querem mudar-se, e não compreendem que a verdadeira mudança é interna e não externa.

Assim “seja feita a vossa vontade” não é?

Mas será que essa vontade toda é real? É benéfica? Pode realmente dar o resultado esperado?

A resposta está em cada um de nós. Vai de encontro a usar “a espada” para encontrar “a paz”, e ela pode não estar nesse “mundo”, e nem em nossa consciência. Mesmo assim todo esforço empreendido nessa busca, será recompensado, nossas boas escolhas podem refletir a transformação do nosso estado de espírito atual para um muito melhor.

Qualquer coisa, motivo, pensamento, sentimento ou atitude pode ser o gatilho para desencadear essa vontade de transformar-se, de criar algo “novo” em sua vida, de melhorar sua existência, de fazer a diferença dentro de você.

Você está pronto para dar o primeiro passo? Para subir o primeiro degrau? Para cruzar a “linha”?

Pense, reflita, sinta, aja!!!

Uma excelente semana!

Equipe CEIL

Referências:

[1] Google - https://www.google.com.br/?gfe_rd=cr&ei=SrTDVqGrNoeq8weh2bmgDQ&gws_rd=ssl#safe=off&q=vontade – acesso em 16/02/2016

[2] Google - https://www.google.com.br/?gfe_rd=cr&ei=SrTDVqGrNoeq8weh2bmgDQ&gws_rd=ssl#safe=off&q=transforma%C3%A7%C3%A3o – acesso em 16/02/2016

[3] Evangelho Segundo o Espiritismo, capitulo 23, itens 9 a 18 - https://evangelhoespirita.wordpress.com/capitulos-1-a-27/cap-23-moral-estranha/nao-vim-trazer-a-paz-mas-a-espada/ - acesso em 16/02/2016

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procure por Palavras-chaves
Siga-nos
  • Facebook Basic Square

Rua Engenheiro Odebrecht, 87 - Garcia
Blumenau - SC

Brasil

Fone: 55-47-3336-2204

          55-47-99729-8311

Todos os direitos reservados CEIL - Recanto do Saber