“O Homem quando está em paz não quer guerra com ninguém”

Aqueles que travam o “Bom Combate” diariamente, podem ser considerados “Homens de Bem” e não percebem a Paz que sentem. Inquietos e inconformados consigo mesmos, acabam pensando que nunca encontrarão a Paz que buscam, porém esquecem que o esforço que empregam nessa batalha íntima já traz a serenidade e mansuetude que necessitam.

Podemos ainda falar de Paz em outros três modelos que se interligam, conforme nos trouxe o Professor Clóvis Nunes no FOREBLU 2015: Paz Social; Paz Ambiental; e Paz Interior. Vamos falar um pouquinho de cada uma delas.

Paz Social

Hoje somos 7 bilhões de pessoas no planeta Terra, prover as necessidade básicas para esse contingente populacional, exige não só organização e recursos, mas sim consciência e caridade. Observamos atualmente 1/3 da população mundial sofrendo com a pobreza extrema ou em seu limite, em torno de 15 milhões morrem anualmente de fome e outros 500 milhões vivem em condições de subnutrição. Além desses problemas, enfrentamos um sem número de conflitos étnicos e civis ao redor do globo, que arrasam famílias e países. Sem falar nos 45 milhões de homicídios consentidos em forma de aborto que acontecem anualmente. Números que deixariam a 2ª. Guerra Mundial com inveja da nossa capacidade auto destrutiva.

Além desses fatores sociais, enfrentamos dilemas na educação dos países subdesenvolvidos, que de forma crônica impactam diretamente na Paz Social. Somos corresponsáveis nesse sentido por morarmos em um desses países, e muitas vezes esquecermos dos nossos deveres como cidadãos e principalmente como conhecedores da Doutrina Espírita, que nos faculta conhecimento necessário para atuarmos em melhorar o ambiente em que vivemos.

Paz Ambiental

Voltamos aos 7 bilhões de habitantes deste planeta, mais uma vez se tornam atores principais nesse processo de Paz, dessa vez a Ambiental, que hoje, pela falta desta, destroem florestas, mudam cursos de rios, promovem a extinção de algumas espécies de animais, destroem habitats naturais, despejam 6 bilhões de toneladas de gases tóxicos na atmosfera, abrindo cada vez mais a camada de ozônio e aquecendo o planeta. Esses são alguns exemplos de como agimos e desequilibramos o meio ambiente onde vivemos.

Nosso papel novamente é fundamental na busca dessa Paz, sabedores que somos de que a reencarnação existe e que a máxima de causa e efeito nos permeia, temos a responsabilidade de nos conscientizarmos e mudarmos nossos atos perante esse cenário desolador. Devemos primeiro começar conosco mesmos, depois expandir para nossos lares e nossas famílias, além de principalmente, educarmos nossas futuras gerações para uma consciência ambiental. Lembrando sempre, que um dia podemos e devemos voltar a este planeta e que gostaríamos que ele estivesse em melhores condições. Em comparação com nossos lares: cuidamos, limpamos, nos sentimos seguros dentro deles, então por que não promovermos a Paz Ambiental, para fazermos desse planeta nosso lar também?

Paz Interior

Então eis que, chega a hora de assumirmos a responsabilidade total, a nossa Paz Interior. Vivemos num automatismo e muitas vezes imersos em monoideias, que consomem nosso tempo e nossos recursos emocionais e morais. Não percebemos que, prisioneiros desses fatores, nos tornamos suscetíveis aos diversos desequilíbrios existentes, sendo o principal deles, o emocional. Esse nos faculta uma série de miasmas íntimos que podem nos levar a tomar decisões equivocadas, criar problemas que antes não existiam, nos fazer atentar contra a própria vida e contra a vida de outro. Podemos, ainda em desiquilíbrio, promover a violência explícita que assistimos na mídia e sermos responsáveis por tantos outros problemas de ordem social e moral.

Talvez a ausência da Paz Interior, seja o maior problema que enfrentamos hoje em dia, pois esse é de nossa inteira responsabilidade, não depende de fatores externos, apenas de nós mesmos. Não estarmos bem, nos desiquilibra internamente e age sobre fatores externos impactando nos outros tipos de Paz também.

Portanto, nos esforcemos a travar diariamente o “Bom Combate” e lembremos: “O Homem quando está em Paz não quer Guerra com ninguém”.

Uma semana de muita Paz Interior.

Equipe CEIL Recanto do Saber

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procure por Palavras-chaves
Siga-nos
  • Facebook Basic Square

Rua Engenheiro Odebrecht, 87 - Garcia
Blumenau - SC

Brasil

Fone: 55-47-3336-2204

          55-47-99729-8311

Todos os direitos reservados CEIL - Recanto do Saber