O que é mais fácil: a Frustração ou a Aceitação?
Frustração é um sentimento, uma emoção que ocorre quando algo que era esperado não acontee.
É um substantivo feminino que nomeia o ato ou o efeito de frustrar-se, de não ter o seu desejo satisfeito.
Quando a expectativa é frustrada pode muitas vezes despertar uma vontade de mudança e se transformar em impulso para novas ações.
Apesar de parecer um sentimento decorrente de situações de fracasso, a frustração é de extrema importância para a nossa constituição psicológica. Em níveis suportáveis, a falta, a carência ou a desilusão estão associadas ao desenvolvimento da capacidade de adiar gratificações, fundamental para a vida em sociedade.
O sentimento de frustração está longe de se resumir ao sentimento de tristeza ou aborrecimento.
Com o passar do tempo, conseguimos perceber que nem todos os nossos desejos podem ser satisfeitos e que as frustrações são uma parte inerente da vida adulta. Conseguir encará-las com realismo é um passo essencial para o nosso crescimento interior.
Grande parte da humanidade quando se frustra com algo esperado e ansiado, acaba se utilizando de reclamações, justificativas, vitimizações e demasiados melindres. Não tomamos cuidado, não realizamos uma autocrítica com a nossa consciência e com nossos atos. Nos condicionamos a reclamar, criamos caminhos neurais que são acionados imediatamente, quando algo que não aceitamos, gostamos, concordamos, acontece.
Quando não nos policiamos, porém, corremos o risco de ultrapassar o limite aceitável de ranzinzice e de cair no isolamento. Ninguém quer ser contaminado pela energia de quem reclama demais ou fala mal dos outros o tempo todo. Reclamações são contagiosas.
Abrimos nosso campo energético e imunológico quando nos frustramos/almejamos sem limites e culpamos o Universo, Deus, os outros, por não termos o que ESPERÁVAMOS – agimos como crianças e seres mimados, não conseguimos parar e analisar qual o real interesse do que queremos.
Geralmente nos conformamos perante o orgulho – nos vitimizamos – nos frustramos por não nos acharmos bons / lindos / fortes / capazes... buscamos comparações, agir conforme os padrões e criamos o HÁBITO DE RECLAMAR.
É muito mais fácil “se conformar que o filho tem uma “DEFICIÊNCIA” (LIMITAÇÃO ESPIRITUAL) ou determinada “condição sexual” e deixar de lutar por ele e viver ao lado dele, por exemplo.
Há muitos que questionam porque Deus permitiu que isso acontecesse!
“eu não merecia isso... nunca fiz mal para ninguém” (mas faz mal a si mesmo) - Utilizamos dos DIREITOS dos outros, em nosso próprio mérito e benefício.
O caminho de ACEITAR! LUTAR! INCLUIR e TRANSPAÇAR julgamentos e/ou preconceitos muitas das vezes é mais longo, porém, quando o que nos guia é fé, tolerância e amor conseguimos ultrapassar muitas distâncias. Recebemos muitos auxílios e merecimentos.
QUEM SE ACEITA EXATAMENTE COMO É OU COM O QUE TEM?
- Aceita sua condição física, enfrentando e quebrando paradigmas?
- Aceitamos vínculos e condições sociais?
- Controlamos a impulsividade?
Seu futuro está em suas mãos!
Aceite a realidade e faça algo para que, no futuro, possa sair vitorioso dessa situação que o torna infeliz. Nem tudo pode ser como esperamos; nem todos os que nos cercam podem ser iguais a nós, e por isso, a aceitação será sua melhor aliada no quesito viver a vida de modo menos estressante.
Abra sua mente para novas possibilidades, e ainda que o ambiente que lhe cerca e sua vida não sejam como os desejou, poderão ser assim no futuro, se os semeia no presente. Todos temos o poder de criar e mudar nossa vida. Lembre que cada pequeno passo, cada pequena ação, irá se tornar algo grandioso no futuro.
Com votos de resiliência e aceitação!
Equipe CEIL Recanto do Saber.
Alguns trechos inspirados na fonte: https://amenteemaravilhosa.com.br/aceitacao-processo-seu-desenvolvimento-pessoal/
Imagem: https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwie2anCvfDhAhU0F7kGHXIIAHcQjRx6BAgBEAU&url=https%3A%2F%2Fprojetoatitutti.com.br%2Fa-abundancia-do-vazio%2F&psig=AOvVaw3zcPlCXUtlqpmKsmh6hreV&ust=1556461596544994