Aceitação
Quando falamos em aceitação, nos referimos à maneira como lidamos com as situações da vida e o que temos durante essa jornada terrena.
Não é a aceitação no sentido de cruzar os braços e aceitar o que acontecer, isso é conformismo.
A aceitação, por outro lado, nos faz persistir, seguir adiante por outros meios.
O que pode ser aceitação?
Aceitar uma mudança necessária para alguém do nosso convívio;
Aceitar o jeito de ser de outrem;
Aceitar o seu próprio corpo físico e sua personalidade;
Aceitar uma demissão;
Aceitar as escolhas das pessoas, entre outras.
Esse tipo de aceitação TEM QUE existir!
Muitos de nós queremos estar no controle das situações diárias, por isso é tão difícil aceitar as coisas que acontecem por fatores externos incontroláveis por nós. Quando o orgulho nos invade, queremos fazer "do nosso jeito". Queremos que seja como queremos.
A não-aceitação se mostra em forma de resistência. Uma resistência dura que só aprisiona cada vez mais aquele que se coloca nesse estado mental.
Mas a vida é dinâmica e toda ação tem uma reação. Todas as nossas escolhas terão uma consequência (positiva ou negativa) e fora de nosso controle.
A aceitação existe quando conseguimos compreender o que houve, sem raiva, mas resignando, aptos a buscarmos dar novos passos para novos objetivos. E o que passou, passou... Serve apenas como aprendizado.
Aceitar-me como sou, é importantíssimo, pois toda a minha jornada depende unicamente de mim. Decisões, atitudes e a própria evolução.
Aceitar as ideias dos outros, nem sempre é fácil, mas cada um tem um jeito de pensar e porquê não tentar fazer diferente?
A aceitação é uma forma de libertação!
Vamos seguir essa caminhada com resignação, aceitando as situações que não podemos mudar e buscando maneiras novas de agirmos. Como na oração da Serenidade:
"Deus, dai-me a serenidade para aceitar as coisas que eu não posso mudar, coragem para mudar as coisas que eu possa, e sabedoria para que eu saiba a diferença: vivendo um dia a cada vez, aproveitando um momento de cada vez; aceitando as dificuldades como um caminho para a paz."
Nossos votos de fé e paz no coração.
Equipe CEIL Recanto do Saber.