top of page

A oportunidade da fé


“Tem fé em Deus, em sua bondade, em sua justiça e em sua sabedoria; sabe que nada ocorre sem sua permissão e se submete, em todas as coisas, à sua vontade. Tem fé no futuro; por isso, coloca os bens espirituais acima dos bens temporais. Sabe que todas vicissitudes da vida, todas as dores, todas as decepções, são provas ou expiações, e as aceita sem murmurar.” (O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, CAPÍTULO XVII) Para alguém materialista, torna-se difícil o real entendimento sobre ter FÉ. Todos que já tiveram contato com alguma religião devem ter pensado, em algum momento de sua vida, sobre a FÉ. Provavelmente não em todos os seus dias, mas a FÉ já esteve em nossos pensamentos e já tentamos materializá-la.

Em momentos de dificuldades, doenças, problemas financeiros ou de relacionamentos, pensamos um pouco mais. Apesar de sabermos que a vida continua, é bastante difícil lidar com os desencarnes, ainda é algo que nos causa frustração e bastante tristeza, mas neste momento "CORONA VÍRUS", acabamos por nos deixar envolver por sentimentos como: desespero, ansiedade e pavor.

Em busca de um conforto emocional, precisamos refletir e raciocinar, buscar em nós e, principalmente nas Obras Básicas do Espiritismo, respostas ou pelo menos algo que nos traga conforto diante de sentimentos negativos. Nelas, somos lembrados de que não somos detentores do poder sobre todas as coisas, que o melhor é viver um dia de cada vez, e fazermos o nosso melhor, orar e confiar.

Fazemos aqui uma sugestão do filme: "Superação, o Milagre da Fé", este filme pode nos trazer um novo olhar para a FÉ. Podemos perceber que a FÉ é muito mais do que desejarmos nossos entes queridos vivos entre nós, que sozinhos não conseguimos nada... nem orar. Podemos ter certeza de que ter FÉ é ser humilde, reconhecer e aceitar nossas fraquezas. Ter FÉ é fazer o nosso melhor em tudo e confiar no que Deus colocará em nosso caminho, porque Ele tem FÉ em nós e Sabe que somos capazes de evoluir e amar.

Talvez alguns já tenham essa compreensão, mas precisamos reforçar este sentimento em nós, principalmente neste momento, a FÉ é uma grande LUZ. Talvez o "CORONA" seja o melhor momento da vida de muitos. Quantas vezes deixamos essas reflexões para depois, porque estávamos muito ocupados com as coisas do mundo material?

A todo tempo, deveríamos nos permitir fazer reflexões sobre nossa conduta, nossa fé, nosso amor. Nos deixamos levar pela vida corrida e diversas outras desculpas para não fazermos essa reflexão, então já que as circunstâncias nos colocaram em posição de igualdade, aproveitemos para fazer esta introspecção e crescer, evoluir, ser feliz, oportunidades não nos faltam, o que nos falta é vontade, FÉ.

Aproveite e reflita sobre seus (pré)conceitos, avalie sua conduta diante de injustiças, verifique se não é você o causador e se for, aproveite para corrigir a situação, ou pelo menos diminuir os prejuízos causados. Aproveite a oportunidade para disseminar o amor, com palavras, gestos, ações, arranque o ódio e o rancor de sua vida. Perdoe a si, aos seus irmãos, abra a sua mente, permita-se conhecer o outro lado, reconheça seus erros; o orgulho nos empurra para um abismo atrapalhando nossa caminhada evolutiva.

Feche seus olhos para os defeitos alheios, tape seus ouvidos para maledicências, converse sobre as belezas da vida. Amenize as suas dores, que na maioria das vezes, somos nós que as impusemos, principalmente quando não avaliamos nossa conduta e não nos reconhecemos como causadores dos nossos infortúnios.

Hoje, mais do que nunca, o sofrimento traz luz para muitos, alguns morrerão, mas outros tantos encontrarão a si próprios, mudarão sua jornada. Diante do exposto, podemos entender que encontrar/entender a FÉ, está relacionado ao que trouxemos dentro de nós e não ao que está fora e, para esse encontro ocorrer se faz necessário que busquemos o esforço diário para realizarmos nossa reforma íntima.

Que Deus nos abençoe e proteja sempre. Que sigamos sempre com FÉ e vontade de nos buscar em nós para sermos melhores e darmos o nosso melhor.

Equipe CEIL Recanto do Saber.

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procure por Palavras-chaves
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page