"Vigiai e Orai!"

É mais comum ouvirmos na ordem contrária: “Orai e vigiai”.

Com ensinamentos que temos tido na CEIL – Recanto do Saber – compreendemos o sentido de traduzirmos essa expressão na ordem contrária: primeiro “vigiai” e depois “orai”. Primeiro agimos, pensamos ou sentimos (cada qual dentro de sua natureza, ativa, racional ou emocional), são diferentes ações, mas que não deixam de representar um movimento de energias. Quando agimos, pensamos ou sentimos, estamos emanando energias, independente das intenções – se boas ou ruins.

E somos responsáveis pelo que emanamos, já que as energias podem influenciar/afetar nossos próximos.

Por isso, muito se fala sobre pensarmos positivo, sorrirmos mais, sermos empáticos etc e são todas essas, formas de energias, mas que podem influenciar positiva ou negativamente.

“Orai”.

Se seguirmos os conselhos de Santo Agostinho¹, de refletir sempre ao final de todos os dias sobre se ofendemos alguém, ou chateamos, ou não contribuímos quando poderíamos tê-lo feito... estaremos seguindo essa ordem: “vigiai” e depois “orai”.

Conhecendo-se, interiormente, ficará cada vez mais fácil este exercício diário e cada vez mais, possível se vigiar, se policiar diante das situações que nos desestabilizam e enxergar o que podemos melhorar em nós mesmos.

Devemos nos amar sim, nos valorizar e nos perdoarmos à nós mesmos.

Mesmo que tenhamos nossas responsabilidades morais e que tenhamos que “enxergar” e aceitar nossos defeitos, cuidemos para que não seja avaliado de forma exagerada e injusta.

Que não seja uma cobrança, nem rigorosa demais, nem afrouxada demais.

Lembremos dos exageros... tudo o que é em exagero, não é bom.

Por isso, lembre-se sempre que estamos na Terra sob o suporte e amor de Deus e dos bons Espíritos. E o amor de Deus é imenso e justo, como são os acontecimentos e provas que passamos nesse mundo.

Tudo o que acontece é para nosso melhoramento;

Se abra para que seja possível receber ajuda espiritual.

Recebemos ajuda, mas também precisamos nos ajudar.

Com votos de uma semana de luz e oração.

Equipe CEIL

Referência:

¹ O livro dos Espíritos (Questão 919).

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procure por Palavras-chaves
Siga-nos
  • Facebook Basic Square

Rua Engenheiro Odebrecht, 87 - Garcia
Blumenau - SC

Brasil

Fone: 55-47-3336-2204

          55-47-99729-8311

Todos os direitos reservados CEIL - Recanto do Saber