Que o seu presente seja o PRESENTE!

Já estamos em época de comemorações, confraternizações e encerramentos dos grupos, dos quais, compartilhamos momentos ao longo do ano.

E começamos a refletir o ano que passou e a brotar alguns planos para o ano que virá.

Quantos estão esperando a resolução de algo para dar os passos necessários para alcançar seus objetivos ou fazer o que realmente gosta?

Muitas vezes, esse "algo" pode se multiplicar, trazendo vários complicadores e fazendo o tempo passar ainda mais rápido e, ao olhar para trás, vemos o quanto poderíamos ter sido felizes muito antes e aproveitado com mais qualidade a vida que nos foi oportunizada.

Sim, "a felicidade não é deste mundo" (Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. V ). Está bem claro na codificação espírita, principalmente porque estamos num planeta imperfeito, de provas e expiações, e temos muito o que aprender e trabalhar durante essa passagem, da qual nos encontramos.

Mas na codificação não diz que precisamos viver amargamente, com ranços, reclamações, tristes e magoados. Essas escolhas são nossas!

"O homem pode abrandar ou aumentar o amargor das suas provas, pela maneira de encarar a vida terrena. Maior é o eu sofrimento, quando o considera mais longo. Ora, aquele que se coloca no ponto de vista da vida espiritual, abrange na sua visão a vida corpórea, como um ponto no infinito, compreendendo a sua brevidade, sabendo que esse momento penoso passa bem depressa. A certeza de um futuro próximo e mais feliz o sustenta encoraja, e em vez de lamentar-se, ele agradece ao céu as dores que o fazem avançar. Para aquele que, ao contrário, só vê a vida corpórea, esta parece interminável, e a dor pesa sobre ele com todo o seu peso. O resultado da maneira espiritual de encarar a vida é a diminuição de importância das coisas mundanas, a moderação dos desejos humanos, fazendo o homem contentar-se com a sua posição, sem invejar a dos outros, e sentir menos os seus revezes e decepções. Ele adquire, assim, uma calma e uma resignação tão úteis à saúde do corpo como à da alma, enquanto com a inveja, o ciúme e a ambição, entregam-se voluntariamente à tortura, aumentando as misérias e as angústias de sua curta existência." (Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. V )

Naturalmente, como seres humanos que somos, sentimos na pele e no Espírito, as ações e reações dos outros e de nós mesmos para conosco e que, diversas vezes, dóem!

É inevitável SENTIR.

Antes mesmo que possamos escolher sentir ou não sentir, aconteceu...

Mas a forma como vamos levar isto adiante é sim, nossa escolha.

Você pode escolher ficar chateado por dias, meses ou anos com alguém que lhe disse algo ofensivo, ou encarar a situação do ponto de vista espiritual, compreendendo que o outro está aqui tendo a mesma oportunidade e passível de errar tanto quanto você.

Somos ainda, Espíritos errantes, mas Deus nos concede a cada dia, a chance de melhorarmos.

Se melindrar, só vai piorar as coisas, pois irá trazer sentimentos de tristeza, estresse, melancolia, que trarão dores, não só emocionais, mas também físicas - dependendo o grau desse melindre.

Pode ser difícil mudar o jeito de pensar e enxergar as coisas do ponto de vista espiritual, mas não é impossível e pode começar como um exercício diário: um pouquinho por dia.

Se você não der o primeiro passo, não chegará ao destino objetivado: viver e encarar as coisas de um jeito mais leve.

Vivamos um dia de cada vez.

A reflexão sobre o passado é importante e necessária, mas deve ser utilizada como aprendizado para o dia a dia.

O futuro é ainda incerto e, somente o PRESENTE é que nos possibilita reiniciarmos algo novo todos os dias para nos melhorarmos!

"Às vezes não há uma próxima vez, às vezes não há segundas oportunidades, às vezes é agora ou nunca." (Autor desconhecido)

Comece hoje!

Aproveite o momento energético favorável que o Natal proporciona para começar esse exercício diário!

Com votos de uma semana de leveza, inspiração e espiritualidade!

Equipe CEIL Recanto do Saber.

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procure por Palavras-chaves
Siga-nos
  • Facebook Basic Square

Rua Engenheiro Odebrecht, 87 - Garcia
Blumenau - SC

Brasil

Fone: 55-47-3336-2204

          55-47-99729-8311

Todos os direitos reservados CEIL - Recanto do Saber