top of page

O esforço


O esforço é uma realidade que faz parte da vida de cada um de nós, sempre que se trata de realizar alguma conquista, ele se faz necessário.

Em qualquer que seja a área de atividade, as realizações não surgem do nada.

Os atletas que nos encantam com suas habilidades, certamente tem históricos de treinos exaustivos; O sucesso nos bancos escolares passa por intensa preparação, que se segue na faculdade, pois a obtenção do sonhado diploma exige dedicação e renúncias; A conquista de uma boa situação profissional também nos requer bastante esforço e persistência; Muitos multiplicam horas extras, trabalham nos finais de semana ou mantêm dois ou três empregos para melhorar a própria situação financeira.

Mas é importante não considerar tais sobrecargas como um mal ou um castigo.

As lutas e renúncias envolvidas na conquista daquilo que almejamos precisam ser encaradas de forma mais positiva, por mais desgastantes que se apresentem...

Por isso a maior parte de nós entende que as conquistas mais relevantes partem sempre de algum esforço.

Portanto é preciso sair da zona de conforto e fazer algumas renúncias para ver os próprios projetos realizados. Trata-se de aceitar a lei do mérito que rege o Universo, nos convém então ampliar o alcance dessa aceitação.

Também precisamos compreender que o esforço é um combustível imprescindível em termos de evolução espiritual... Sem esforço, o ser permanece como sempre foi...

Para seguir adiante, é preciso empenho. As conquistas materiais são respeitáveis e correspondem a aspectos importantes da vida humana, na luta por títulos acadêmicos, boa situação profissional ou mesmo por bens, a inteligência e a vontade se desenvolvem.

Então o esforço será proporcional ao tamanho do sonho de cada um de nós Contudo, por importante que seja o que se conquistou em termos materiais, isso inevitavelmente ficará para trás.

Tudo o que é material nos é importante nesse mundo, porém é passageiro...

Ninguém vai poder levar seus títulos e posses no retorno à vida espiritual. Mas os tesouros espirituais, esses jamais se perdem... Bondade, pureza, amor ao trabalho, honestidade, humildade, paciência e capacidade de perdoar são conquistas imperecíveis. Quem conseguir incorporá-las em seu ser jamais deixará de possuí-las.

O homem virtuoso leva em seu íntimo um tesouro de paz para onde quer que vá. Por certo é necessário esforçar-se para ser digno e bondoso, em um mundo ainda marcado pela corrupção e pelo materialismo.

Entretanto, esse esforço realmente compensa. Afinal, ele viabiliza deixarmos para trás as experiências dolorosas ainda tão necessárias aos estágios mais primários da nossa evolução.

Na questão 909 de O livro dos Espíritos, Allan Kardec pergunta se "O homem poderia sempre vencer as suas más tendências pelos seus próprios esforços?"

E a Espiritualidade responde: "— Sim, e às vezes com pouco esforço; o que lhe falta é a vontade. Ah!, como são poucos os que se esforçam!"

Façamos a nossa parte, cada um, em se esforçar diariamente para vencer suas más inclinações, seu desânimo, preguiça, a fim de cumprir com os objetivos que nos trouxeram de volta para esse mundo.

A jornada, por vezes, é cansativa e dura de levar, mas o retorno - se nos esforçarmos - será compensador!

Então faça valer essa oportunidade de vida - que pode ser a mais valiosa de todas as chances - erga a cabeça e faça cada dia o exercício do melhoramento, mantendo sempre a vigilância constante e contando com a ajuda do Alto, que é sempre presente!

Com votos de uma semana de esforço, esforço e esforço!

Equipe CEIL Recanto do Saber

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procure por Palavras-chaves
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page