top of page

Quantas casas você tem?


Essa é uma pergunta para reflexão.

Então pense e responda para você mesmo (a): quantas casas você tem?

Do ponto de vista material, essa reflexão nos remete à moradia e temos o lar onde moramos como primeira referência de "casa".

Uma casa na cidade onde trabalha, outra para fins de semana... É uma média a que algumas pessoas têm o privilégio de ter. Outras têm uma única casa, e alguns vivem onde conseguem, um abrigo, albergue ou a própria rua.

Mas, ao olharmos a imensidão do Universo que nos circunda, não podemos nos limitar, apenas, ao ponto de vista material.

A nossa primeira casa é o corpo físico, instrumento indispensável para a jornada que vamos experienciar.

Sem ele, nada seria possível, nem a absorção dos conhecimentos e aprendizados, nem as tantas oportunidades a experimentar.

O corpo físico é nosso meio de aprimoramento e nossa "roupagem" para viver no planeta Terra. Por isso devemos cuidar dele da melhor maneira possível, dando a ele alimentos saudáveis e fazendo a sua frequente "manutenção" (atividades físicas, consultas médicas de rotina etc).

Temos também a nossa mente, que é considerada a nossa casa mental. Local onde armazenamos nosso arcabouço de conhecimentos, pensamentos, vibrações e o que utilizamos para nutri-la (leituras, o que assistimos, conversas etc).

E por falar em "Terra", essa é também mais uma de nossas casas. Planeta esse que nos recebe para vivermos essas condições. E, se aqui viemos reencarnar, pode ser por vários motivos, mas o principal: porque de alguma maneira nos afinizamos com essa energia e é aqui que poderemos alcançar o aprimoramento moral e evolutivo que necessitamos, seja para cumprir uma missão, seja para superar uma/várias prova (s).

Nosso planeta ainda é considerado um planeta em evolução, imperfeito, de provas e expiações.

Ele é o "terreno" cedido para conhecermos, "construirmos" e reformarmos o nosso crescimento, dia após dia. É considerado também um hospital, onde vamos nos recuperar de nossas falhas morais e uma escola com várias lições a serem aprendidas. Por isso, cada um de nós tem a responsabilidade em cuidar do meio ambiente, das espécies e saber administrar o próprio lixo que fabricamos. Ainda temos muito que aprender sobre isso. Mas é nesse Planeta que já estivemos diversas vezes em diversas encarnações e onde, possivelmente, podemos ainda retornar.

E o Universo é a casa do Pai, nosso maior tutor.

Enquanto almas, temos ainda várias opções como morada, como disse Jesus: "Há muitas moradas na casa de meu Pai" (Cap. III - O Evangelho Segundo o Espiritismo), já preparando-nos para compreendermos a separação do corpo físico da alma, com tranquilidade e menos perturbação.

No plano espiritual, há muitas moradas, cidades e submundos, de acordo com a necessidade e afinidade de pensamentos de cada um.

Todas essas "casas" são importantes para nossa existência corpórea e devemos ter essa percepção para que cuidemos dessas moradas de forma responsável e para melhor aproveitamento dessa oportunidade.

Como estamos cuidando de cada uma dessas "casas"?

De que maneira nutrimos nosso corpo e mente? O que levaremos em nosso arcabouço?

Podemos ter uma ideia de onde vamos após o desencarne de acordo com a forma como cuidamos dessas "casas".

E agora perguntamos novamente: quantas casas você tem?

Como votos de reflexão e maior cuidado com as tantas moradas de nossa existência!

Equipe CEIL Recanto do Saber

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procure por Palavras-chaves
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page